Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

22/07 - Tecnologia inovadora para alvejamento e tingimento

Encontra-se em andamento um projeto da Associação Industrial Têxtil de Processo Algodoeiro (AITPA), Confederação Espanhola de Curtumes (CEC-FECUR), e dos Centros Tecnológicos AllCA e LEITAT, denominado "Melhora do poder de branqueamento e do rendimento do tingimento mediante aplicação de hidrolisados protéicos sobre algodão e couro”, apoiado na aplicação do colágeno para aumentar a eficiência dos processos de alvejamento e tingimento.

O colágeno é uma proteína que apresenta várias aplicações conhecidas como seu uso em cosmética, principalmente em tratamentos antienvelhecimento, e é um dos componentes mais abundantes da pele. Com este estudo, será aplicada pela primeira vez uma tecnologia completamente inovadora e única apoiada no colágeno no setor têxtil.

Em seu desenvolvimento se utilizarão hidrolisados de colágeno, um produto derivado da indústria de curtumes, para aumentar o rendimento do processo de branqueado óptico e no processo da tintura por esgotamento de algodão e couro.

O projeto permitirá aumentar a competitividade das empresas mediante a diminuição do impacto ambiental e possibilitará a promoção de práticas sustentáveis no setor têxtil e do couro.
Voltando as atividades, meus amigos.
Abraços a todos.
Sandro F. Voltolini

Nenhum comentário: