Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

22/03 - Algodão deve bater recorde na safra 2010/2011

Colheita começa em maio com perspectiva de preços altos e bons lucros para os produtores.

por Globo Rural Online

 Shutterstock

A colheita do algodão começa a partir de maio no Nordeste brasileiro com perspectiva de bons lucros para os produtores. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os preços são os melhores já registrados nos últimos 140 anos, com a arroba custando em torno de R$ 120, contra os R$ 35 da safra passada. Em todo o país, o aumento da área plantada com a cultura foi de 56% desde 2009, o que alimenta as estimativas de uma safra recorde em 2010/2011, da ordem de 1,95 milhão toneladas. No oeste da Bahia, por exemplo, a área ocupada pela cultura é 48% maior que em 2009/10, com 362,7 mil hectares. A produção também deve disparar, com 58% de incremento estimado, num total de 587,6 mil toneladas de algodão em pluma neste ciclo.
Um dos destaques desta safra são as cultivares de algodão colorido desenvolvidas pela Embrapa. Segundo o órgão, a principal vantagem dessas variedades com relação às de algodão branco é o fato de serem mais valorizadas no mercado, além de reduzirem os custos da indústria e serem ecologicamente corretas, uma vez que dispensam as fases de preparo para tingimento, o que requer a utilização de produtos químicos. Além de reduzir o consumo de água e energia, o algodão colorido diminui a quantidade de efluentes a serem tratados.
As roupas produzidas com esse tipo de fibra são muito procuradas, principalmente por pessoas alérgicas a corantes e para uso por recém-nascidos. Quatro variedades coloridas desenvolvidas pela Embrapa Algodão (Campina Grande – PB) e comercializadas pelo Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia, se destacam para a produção na região Nordeste: BRS Topázio, BRS Verde, RS Rubi e BRS Safira.

Variedades

Lançada no ano passado, a BRS Topázio apresenta uma fibra de coloração uniforme, macia e resistente. Sua tonalidade marrom claro atende a demanda das pequenas indústrias que trabalham com algodão colorido, já que maioria das cultivares existentes são de tonalidade marrom escura. Com alto rendimento de fibra, 43.5% em média, em ensaios conduzidos no Nordeste, as características da Topázio superam as cultivares coloridas existentes até o momento, como a BRS Safira, e equiparam-se à cultivar BRS Araripe, de fibra branca, além de possuir rendimento de algodão em caroço superior às duas cultivares.
A BRS Rubi e a BRS Safira são bastante produtivas em condições de sequeiro, alcançando um rendimento médio de 1,8 tonelada por hectare e 1,9 tonelada por hectare de algodão em caroço e, em regime irrigado, com rendimento médio superior a 3,5 toneladas por hectare de algodão em caroço. Apresentam uma tonalidade marrom escura ou marrom avermelhada e são as primeiras cultivares no país com essa característica de cor da pluma. Já a BRS Verde tem potencial de rendimento de até 2,5 quilos por hectare, em sequeiro, no Nordeste do Brasil, podendo ser cultivada também em regime irrigado.

Fonte:revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário: