Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12/10 - Steve Jobs: A Lógica da Moda Aplicada na Tecnologia

Ele foi um dos primeiros a perceber que a renovação de estilo também valia para aparelhos eletrônicos


Homenagem no site da Apple, empresa que Steve Jobs ajudou a fundar


Você pode não ter um iPod, mas é muito provável que tenha algum mp3 player e, mais provável ainda, que este tenha design parecido com o da Apple e funções também bastante similares. Com iPhones e iPads é a mesma coisa – já reparou na proliferação de aparelhos semelhantes desde que tais produtos foram lançados? Por aí dá para perceber que, além de revolucionar as indústrias fonográfica com iTunes, de animação gráfica com a Pixar e todo o mercado tecnológico e de computadores, Steve Jobs também teve imensa influência no modo como a gente se relaciona com seus produtos através de sua imagem.


Nas mãos de Steve Jobs, a Apple é influente como grandes marcas de moda


Hoje podemos afirmar com considerável convicção que a Apple exerce a mesma influência (dadas às devidas proporções, é claro) do que uma grande marca de moda como Gucci ou Prada, por exemplo. Tudo bem que o desenho de suas máquinas sempre foi algo essencial dentro da empresa, porém, Steve Jobs foi um dos primeiros a perceber que aquela lógica de renovação e inovação constante que define o conceito de moda também se aplicava a seus aparelhos eletrônicos. Quase que numa versão contemporânea da máxima do design de forma seguindo função em busca de soluções para problemas cotidianos, os produtos da Apple têm na chave de seu sucesso a combinação de uma mentalidade de moda, com todo seu poder imagético, aliada ao desempenho e à funcionalidade tecnológica.
Ao lado do designer e diretor de arte Jonathan Ive, na empresa desde 1997, Jobs transformou computadores e aparelhos eletrônicos em verdadeiros objetos de design. Assim, revolucionando o modo como nos relacionamos com tais produtos e também como nos apresentamos, nos enxergamos e vemos o mundo com e através deles.


www.revistacriativa.globo.com

Nenhum comentário: