Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

29/03 - Aumento de custos na China – Têxteis procuram outros bases de fornecimento



 
 
 
 
 
 
 
 









O aumento dos salários em 30%, até ao momento e referente ao corrente ano, em centros de manufaturação chineses como em Dongguan (em Cantão, no sul do país), e das matérias usadas em cerca de 20%, está impulsionando o deslocamento para outros países das fábricas têxteis, afirmou Liu Jintang, subdiretor da empresa Pymes, correspondente local da agência de notícias Xinhua.
Segundo dados oficiais disponíveis, em 24 províncias, regiões autónomas e municípios chineses, o salário mínimo mensal registou um aumento anual de 22% nos primeiros meses de 2012. A decisão das marcas chinesas e europeias de levar as suas fábricas para outros países talvez mais próximos (como a Turquia ou Tunísia, onde podem supervisionar melhor o processo de produção) também responde às mudanças que o setor enfrenta, consideram os especialistas.

"A China já não é o paraíso onde tudo é barato e tanto o custo da mão-de-obra como o dos materiais aumentou significativamente", declarou Wang Tiankai, presidente do Conselho Nacional Têxtil e de Roupa da China. Segundo Wang, os custos crescentes reduziram a vantagem competitiva da China.

Nenhum comentário: